Image Map

quinta-feira, 17 de julho de 2014

Ensinando as crianças a organizar


Olá, pessoal. Muitas/muitos aqui têm filhos pequenos, assim como eu. Sabem que a organização se aprende desde cedo. Eu aprendi ainda menininha com minha mãe, que é organizadíssima. Tento ensinar meus filhos diariamente a importância de ser organizado na vida, não só em casa. Para isso, solicito a ajuda deles em pequenas tarefas, cobro deles que cuidem e organizem seus brinquedos e, como o Allan é mais velho (7 anos) ele já tem algumas tarefinhas. Criei um quadro com ele e colei na parede do quarto dele, ao lado da cama. Todos os dias ele lê e verifica se cumpriu tudo. Ter escrito  é extremamente importante, pois as crianças não conseguem se lembrar de tudo, já que ocupam a cabeça com outras coisas (fantasias, brincadeiras, sonhos, etc.) Desde que fiz isso, percebi que ele melhorou muito! Ele já até cobra a organização de outras pessoas. Claro, que tudo deve ser adequado à idade da criança. Não cobre aquilo que ela ainda não é capaz de fazer. O Heitor (1ano e 10 meses), mesmo bebê, já tem uma certa noção de organização. Ele coloca os carrinhos dele todos organizados lado a lado e eu acho lindo! Ensino ele a colocar as coisas no lugar depois de brincar, é importante também para me ajudar na organização da casa, afinal sozinha não dou conta de tudo.
Meninas, não poupem demais seus filhos. A vida não irá poupá-los de nada. Vocês, como mães, saberão dosar as cobranças, a vida não. Por isso, queridas, ensinem seus filhos vocês mesmas para que quando a vida lhes propuser determinadas situações eles já estejam preparados para enfrentá-las! ;)
E vocês? Como ensinam seus filhos a serem organizados? Acham isso importante? Postem nos comentários.
Grande beijo!
#organizACAO

2 comentários: