Image Map

domingo, 13 de julho de 2014

OrganizAÇÃO do foco

Olá, pessoal. Tudo bem?
Uma coisa que tenho pensado muito nos últimos dias é sobre FOCO! Isso mesmo: organizar o foco. Geralmente temos tantas tarefas (em casa/ ou no trabalho) e, muitas vezes, não conseguimos concluir nem metade delas. Por que será? O que vou dizer aqui não é nada científico, apenas o meu olhar sobre a questão, ok?
Percebo que as tarefas que gostamos menos de realizar geralmente vamos deixando por último por motivos óbvios e, na maioria das vezes, quando vamos realizá-las ficando tentando fugir delas e perdemos o foco. Qualquer coisa nos tira a atenção, nos faz "desistir" da tarefa ou adiá-la (mais um pouco). O fato é que, com isso, o que poderia demorar alguns minutos, muitas vezes leva horas ou dias ou meses (rsrsrs).
Claro que isso, às vezes, também acontece com outras tarefas (mesmo aquelas que gostamos de realizar) e nem percebemos. Coisa simples nos tiram o foco: a campainha, o telefone, as mensagens no celular, as crianças chamando, o marido chegando, uma notícia na TV, um papinho no Face, enfim...
E o que eu faço para ajustar o foco? Primeiro procuro me afastar desses "distraidores" (os possíveis, claro - as crianças não posso afastar). Depois, determino um tempo para cumprir a tarefa (assim tenho certeza que irei concluí-la). Por fim, quando a tarefa é muuuuuuito difícil ou chata demais, às vezes me premio. Isso mesmo, me permito algo em troca da tarefa realizada. Como assim? O meu trabalho de escritora exige demais de mim e, por isso, muitas vezes passo dias sem sair de casa. Quando isso acontece, eu, antes de iniciar essa jornada, já me prometo um mimo (pode ser uma comprinha, uma saidinha, um filminho à noite, um papo com uma amiga, qualquer coisa que de fato eu goste) assim que conseguir concluir a tarefa no meu prazo estipulado.
Agindo assim, tenho conseguido vencer todas as minhas tarefas, no prazo determinado e ainda fico duplamente feliz: por ter concluído e pelo meu mimo.
E vocês? Como ajustam o foco? Postem nos comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário