Image Map

domingo, 17 de agosto de 2014

OrganizAÇÃO das compras no mercado

Olá, pessoal!
Tudo bem?
Fazer compras no mercado, na feira, no sacolão? Quem gosta? Eu amo! Sempre penso que se estou comprando é porque, graças a Deus, tenho condições de comprar e alimentar bem minha família. :)
Sei que muita gente não gosta por ser uma tarefa cansativa e repetitiva. Pega da prateleira, põe no carrinho, tira do carrinho, põe na esteira do caixa, tira da esteira, põe na sacolinha, põe no carrinho, tira do carrinho, põe no carro, tira do carro, leva pra casa, tira da sacola e guarda! Ufa!!!!!
Mas pensem sempre no que falei anteriormente, isso ajuda bastante. Além disso, tenho algumas dicas que talvez ajudem um pouco na organização desses momentos de compras e também na economia durante as compras. Vamos lá?


Onde comprar?

Bom, eu já testei muitas alternativas. Vou falar das melhores que encontrei até o momento. As frutas, legumes e verduras geralmente custam menos na feira que em mercados. Além disso, na feira elas costumam ser mais frescas e, por isso, duram mais! Eu vou à feira sempre que possível, pois ir à feira com duas crianças sozinha é uma missão impossível rsrsr
Minha alternativa à feira é o mercado atacadista. Eu sempre faço a maior parte das minhas compras no Giga, um atacadista aqui em São Paulo. Já testei os outros (Roldão, Assai, Makro, etc) e não gostei. Os preços não são tão bons quanto os do Giga. Além disso, a seção de Hortifruti deles é excelente. Os preços são compatíveis com os preços da feira e, por isso, é para mim a alternativa mais viável.  Só uma dica: Atacadistas não oferecem sacolinhas para as compras. Leve as suas!
Outro ponto sobre os atacadistas que ajuda na economia é o tamanho das embalagens. Quanto mais você comprar, mais barato sai. Um exemplo, o sabão líquido Ariel com 1 L geralmente custa na maioria dos mercados em torno de 6,50. Eu compro uma embalagem de 5 L no Giga por R$24,00, ou seja, o litro sai a R$4,80. Essa embalagem aqui em casa dura meses e eu lavo roupas quase todos os dias.
Nem sempre encontro tudo o que quero lá, então pego algumas coisinhas (poucas mesmo) em outros mercados, geralmente Extra.


Quando comprar?

Eu vou ao mercado toda semana. Não faço compras mensais. Indo toda semana eu garanto as ofertas  e tenho sempre produtos frescos em casa. Durante a semana, faço uma lista do que está faltando  para não comprar o que já tem e nem esquecer de nada que preciso trazer. Acreditem ou não, gasto muito menos indo ao mercado semalmente. Antes eu ia ao mercado uma vez ao mês para fazer a compra. Gastava horrores e no meio do mês já tinha que repor muitas coisas.



Como comprar?

Com a sua lista em mãos, não perca tempo passando em seções que tenham produtos que você não pretende levar. Assim, você não corre o risco de cair em tentação também rsrsr
Se você vai semanalmente ao mercado, não precisa exagerar nas quantidades (a menos que a promoção seja ótima). Comprar demais e não consumir gera desperdícios!

Como embalar suas compras?

Quando passar no caixa, separe os produtos por categorias: geladeira, hortifruti, limpeza, produtos pra roupas, etc. Assim, você embala tudo juntinho e fica mais fácil na hora de guardar quando chegar em casa. Sugiro que você leve sempre uma bolsa térmica ao mercado, assim os alimentos de geladeira não descongelam (o que é muito ruim e pode deixar o alimento impróprio para consumo). Eu tenho sempre no porta-malas do meu carro sacolas retornáveis e sacolas térmicas.

Bom, espero que essas dicas ajudem e tornem o momento das compras menos sofríveis (para aquelas que não curtem muito). Se tiverem outras dicas, postem nos comentários.
Grande beijo!
Carol

#organizACAO #organizandoascompras



2 comentários:

  1. Visitei poucos blogs até agora de organização de casa e tal, confesso que amei, sou meio maníaca por organização e limpeza e já estou seguindo, beijos!!

    http://delineadoclassico.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, fico muito feliz com sua visita e com seu comentário! Seja bem-vinda! Participe do sorteio também. Grande beijo!

      Excluir