Image Map

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

OrganizAÇÃO dos armários da cozinha

Olá!
Como estão?
Uma querida leitora me pediu ajuda para organizar os armários da cozinha. Então, minhas dicas hoje são dedicadas a ela, mas tenho certeza que muitas dicas também servem para você que me lê!
Como sabem, eu não sou organizadora profissional. Sou apenas uma dona de casa (entre muitas outras funções rsrs) apaixonada por organizar, por isso falo daquilo que dá certo comigo.
Então, vamos lá!

Etapa 1: desarrumar para arrumar



  • Antes de iniciar a organização, é preciso destralhar: tirar tudo o que não se usa mais, que está quebrado, sem tampa, etc. 
  • Separe os itens por categorias (a sua escolha), como: potes de plásticos, potes de vidro, panelas, formas, pratos, copos, etc.
  • Se possível, deixe uma prateleira ou porta do armário para cada categoria. Isso já irá ajudar muito na organização e localização do que você precisa.
  • Eu gosto de forrar os armários com cartolina branca ou com E.V.A para facilitar a limpeza e para não estragar as prateleiras (com riscos ou manchas).

Etapa 2: organizAÇÃO

  • Copos -  eu coloco todos virados para baixo sobre uma bandeja.
Copos

  • Pratos - separo em três pilhas: pratos fundos, pratos rasos e pratos de sobremesa.
Pratos rasos e fundos.
Copos plásticos do meu filho mais velho.

  • Potes de plástico  -  coloco um dentro do outro separados por tipo (redondo, retangular, quadrado) e tamanho. Os menores vão dentro dos maiores.
  • Tampas de potes plásticos: coloco todas separadas por tipo (redondas, quadradas ou retangulares) em um pote grande. Deixar todas juntas facilita na localização delas e, separadas por tipo, ficam mais organizadas.
Minhas tampas e potes plásticos
Mamadeiras do bebê e potes plásticos












  • Panelas - coloco uma dentro da outra, da maior para a menor. Separo por tipo: frigideira com frigideira, caçarola com caçarola e assim por diante.

  • Tampas das panelas - coloco todas em uma cestinha.

  • Travessas de vidro - coloco uma dentro da outra separadas por tipos e tamanhos (sempre do maior para o menor). As tampas deles (nem todos têm tampas) eu coloco juntas em um pote, organizadas por tamanho e tipo.
  • Formas - são colocadas em um gavetão da pia. Prefiro mantê-las em pé, pois cada uma tem um formato e não dá para colocar uma dentro da outra. 
  • Talheres - acho fundamental ter um organizador de talheres na gaveta, para não deixar tudo misturado. Tenho duas gavetas para talheres. Na primeira, coloco apenas: garfos, facas, colheres (todos os tipos) e as espátulas  e conchas que uso para preparar as refeições. Na segunda, coloco os talheres que uso pouco e que são grandes (escumadeiras, tesouras, etc.)

Dicas Gerais

  • REGRA DA ORGANIZAÇÃO: tudo que você tirar do lugar, devolva (depois de usar) no mesmo lugar.
  • Potes plásticos sem tampas são muito úteis e funcionam como organizadores. Dentro deles, você pode colocar objetos menores separados por categorias (tampas, pregadores, etc.)
  • Potes de vidro com tampa também são muito úteis como organizadores. Dentro deles você pode colocar farinha, açúcar, temperos ou miudezas. Que tal criar uma decoração para deixá-los mais bonitos?


Bom, acho que é isso.
E vocês? Como organizam seus armários? Postem nos comentários.
Grande beijo!
Carol

#organização #organizandoarmáriosdacozinha

9 comentários:

  1. Organizo quase da mesma forma que vc. Em cada prateleira, vai algo. Plásticos, outra só vidros (isso inclui copos, xícaras e potes), outro só panelas. Uma gaveta só para os talheres, num organizador. As coisas do bebê em uma grande vasilha com tampa; as mamadeiras, talheres e copos dos maiores, em outra grande vasilha com tampa, ambas dentro do armário aéreo. Os remédios também ficam em uma vasilha com tampa, nesse armário aéreo. E as partes dedicadas aos alimentos, que também separo por categoria: as caixas, as latas, os cereais, farinhas e grãos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlene, obrigada pela visita e pelo comentário! Volte sempre! Grande beijo!

      Excluir
  2. "tudo que você tirar do lugar, devolva (depois de usar) no mesmo lugar." Preciso usar essa dica para o meu roupeiro, haha! Toda a semana eu o arrumo e ele está sempre desarrumado. É que pego roupa para ir à escola correndo e muitas vezes jogo(literalmente) de volta as que não vou usar...e acaba em uma bagunça danada :D Adorei as dicas!

    Beijos,
    Júlia Flores

    http://daydreamingoficial.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Júlia, obrigada pela visita e pelo comentário. Sim, essa dica é mesmo top! Volte sempre! Grande beijo!

      Excluir
  3. Oi Carol, adorei as dicas!
    Já vou favoritar para usá-las assim que tiver organizando minha cozinha pela primeira vez.

    Adorei o blog, estou te seguindo =)

    beijos
    http://moraradois.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristina, que joia que gostou! Fico muito feliz! Espero que volte sempre para conferir as dicas!
      Grande beijo!

      Excluir
  4. Adorei, em breve quero comprar um armário de parede pra minha cozinha e já sei como arrumar depois do seu post!
    Beijos, http://universodeblogueira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Carolina, que bom que as dicas serão úteis para você! Muito obrigada pela visita. Volte sempre!
    Grande beijo!

    ResponderExcluir
  6. Que bacana seu blog, minha mãe está lendo também. Amo blogs que falam sobre organização!

    Beijão!!! E o meu blog, caso queira visitar http://julicasousablog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir