Como estão?
Uma querida leitora me escreveu pedindo dicas de organizAÇÃO das escovas de dente. Como não gosto de indicar o que não testei e nem orientar errado, fui em busca de informação para escrever o post de hoje.
Quem me orientou foi a odontopediatra Dra. Maria Naira Friggi, que cuida da dentição tardia do meu pequeno Heitor. Um agradecimento especial a ela pela atenção e pelas orientações.
Como escolher a escova ideal?
Primeiramente, a escova deve ser adequada à faixa etária. As cerdas devem ser bem macias e retas, sem borrachinhas ou pontinhas (como a maioria das escovas "modernas"). Segundo a Dra. Naira, as melhores marcas de escovas são TePe e Curaprox, exatamente pela quantidade de cerdas, pela cabeça reta e pela maciez. Elas custam mais caro que as comuns, mas eu testei aqui e adorei! Vale o investimento, pensando que nossos dentes não podem ser substituídos se "estragarem", não é mesmo?Outra coisa importante é substituir as escovas regularmente e, obrigatoriamente, quando as cerdas estiverem bem gastas (abrindo).
Escovas Curaprox |
Escovas TePe |
E o creme dental?
Para as crianças menores que ainda não saibam cuspir, a pasta deve ser sem flúor. Para as maiores, deve conter flúor. A que a Dra. Naira indica para as crianças maiores é a tradicional Tandy.Creme Dental Tandy: indicado para crianças maiores de 2 anos ou que saibam cuspir |
Onde guardar as escovas?
O ideal é que elas sejam guardadas em um local fechado (para ficarem protegidas das bactérias que circulam no banheiro), como uma gaveta no armário, por exemplo e, principalmente se ficam expostas, devem ser cobertas por uma capinha de escovas, como essa da foto:
As escovas devem ser guardadas em capinhas como esta da foto. |
Como higienizar?
Sempre que utilizar sua escova, lave-a bem com água e elimine completamente a água, chacoalhando-a bem ou batendo na pia. Depois, coloque-a na capinha e guarde no armário. Só isso!Agora, se você tem uma escova que não usa diariamente (como aquelas deixadas na bolsa para usos emergenciais ou aquelas que ficam numa casa de sítio ou praia) cuidado para não guardá-la molhada, pois isso irá contribuir para a proliferação de fungos. Nesse caso, será necessário higienizar a escova com antisséptico bucal (qualquer um) antes de voltar a utilizá-la.
Espero ter respondido à dúvida de minha querida leitora e de tantas outras. Eu, mesmo sem saber, já estava fazendo certo, mas foi ótimo ter certeza disso.
E vocês? Estão fazendo certo? Postem nos comentários.
Contato da Dra Naira: 38457544
#organizACAO #organizandoasescovasdedentes
Nenhum comentário:
Postar um comentário