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quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Diga não à procrastinação

Olá, gente organizada!
Como estão?
Muitas leitoras queridas daqui do blog e que participam lá do grupo no Facebook me escrevem pedindo ajuda para organizar a casa, a vida, a família. Atualmente, com tantos afazeres que acumulamos, é realmente uma tarefa árdua manter tudo organizado e dar conta de tudo: casa, emprego, família, emoções, etc.
Um dos princípios básico que atrapalham a organização, em qualquer aspecto (casa, família, vida, finanças, etc.) é a procrastinação e é sobre isso que falarei hoje.


O que é procrastinação?

De acordo com os dicionários, procrastinar é o mesmo que adiar, protelar, deixar para depois, prorrogar.

Por que procrastinamos?

Há diversos motivos para cairmos nessa armadilha. O fato é que, quase sempre, o ato de procrastinar não está diretamente relacionado à falta de tempo, mas a outros fatores externos e internos que nos levam a crer que é preciso adiar determinadas tarefas.
Quando uma tarefa não é prazerosa, por exemplo, certamente temos mais dificuldade em iniciá-la. Também, há os que procrastinam "involuntariamente", isto é, têm que adiar determinadas tarefas porque perdem muito tempo desempenhando outras. Ou ainda, procrastinam por medo de falhar. Sim, quando temos medo do que nos esperar, tendemos a evitar determinada tarefa.


O que fazer para evitar a procrastinação?

Não há fórmulas mágicas! Estas são algumas dicas do que pode funcionar, mas você tem que, primeiramente, reconhecer que tarefas está procrastinando e o motivo disso. Depois, traçar um plano para vencer esse adiamento sem fim.

  • Estipular metas, definindo o prazo para a realização das tarefas, é interessante. Sugiro que anote essas metas num caderno ou em algum aplicativo do celular e verifique sempre se está cumprindo.
  • Criar listas de tarefas diárias. As listas precisam ser escritas e não apenas mentais. Assim, você pode ir riscando o que já fez e terá a sensação de estar chegando próximo ao fim. O ideal é que as listas sejam feitas ou na noite anterior ou bem cedo, antes de iniciar as tarefas. Super importante: crie listas de tarefas possíveis! Não adianta estabelecer 20 tarefas por dia e cumprir apenas 2. É preferível iniciar com poucas tarefas e conseguir cumprir todas e ainda sobrar tempo para outras que o inverso. Aos poucos, vá aumentando a quantidade de tarefas da lista.
  • Não deixar as tarefas menos prazerosas pro final. Quando você faz isso, a chance de você procrastinar é muito grande. Procure iniciar por elas e, em seguida, faça as que te dão mais prazer. Ou então, intercale-as.
  • Afastar-se os distratores. O celular é um grande distrator. Cada vez que ele avisa que tem mensagem, por exemplo, você para o que está fazendo para verificar. Se você trabalha em frente ao computador, redes sociais, emails, etc. também são distratores. Não pare para checar toda hora. Determine um horário para isso ou, se possível, mantenha-se longe deles.
  • Mimar-se. Sim, essa estratégia dá muito certo comigo. Quando tenho que realizar uma tarefa muito desafiadora ou que eu não gosto mesmo, "prometo"para mim que me recompensarei assim que conseguir cumpri-la. O mimo pode ser coisas simples, como: dar uma volta num parque, assistir um pouco de TV, fazer as unhas, ler um bom livro, comer algo que goste, comprar alguma coisa, etc. 
  • Não deixar para depois o que você pode fazer hoje. Essa dica é chave! Talvez amanhã você tenha um imprevisto ou não esteja se sentindo bem e não poderá realizar o que planejou. Se dá para fazer hoje, por que esperar amanhã? Não espere o momento ideal, comece agora mesmo!
  • Parar de só pensar e agir. Importantíssimo! Não fique só no plano das ideias. Sabe que tem algo para fazer? Está com tempo? Faça já! Se deixar para depois, as chances não fazer são grandes.


E então, será que dá para parar de adiar agora? Arregace as mangas e mãos à obra! Comece agora mesmo! Boa sorte!
Se você tiver outras dicas, compartilhe conosco aqui nos comentários.
Grande beijo!
Carol

3 comentários:

  1. Quem nunca, né. Acho que a procrastinação é nosso inimigo número um. As vezes demoramos um pouco a nos organizar e vencer isso, mas é só não desistir. Minha estratégia é a lista de tarefas diárias e metas semanais.

    Beijinhos

    www.alinetown.blogspot.com.br

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    Respostas
    1. Verdade, Aline. Que bom que já encontrou suas estratégias. Obrigada pela visita. Volte sempre!

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  2. Andrea, que interessante. Vou dar uma olhada. Obrigada pela dica! Volte sempre.

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