Olá, organizadas e organizados!
Como estão?
Esta semana aqui em São Paulo veio à tona, novamente, a polêmica das sacolinhas plásticas distribuídas em supermercados. Em 2012, a lei municipal 15.374, que proíbe essa distribuição, ficou em vigor por 6 meses e foi derrubada por ferir os direitos do consumidor. Agora o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo determinou que a lei deve ser cumprida imediatamente, pois foi considerada constitucional. Entretanto, ainda cabe contestar a decisão judicial. Isto significa que, pode ser, que a lei não entre de fato em vigor ou que ficaremos nesse incansável proíbe e cassa.
Em 2012, quando a lei foi implantada, os supermercados deixaram de distribuir as sacolas e os consumidores tiveram que se virar com ecobags ou caixas de papelão que, nem sempre, eram disponibilizadas pelo mercado. Muitas pessoas passaram a evitar ir às compras quando estavam sem sacolas porque não teriam como carregar os produtos.
De fato, sabemos que as sacolinhas plásticas causam males ao meio ambiente por demorarem até 200 anos para se deteriorarem. Uma solução seria adotar as sacolas biodegradáveis, mas elas custam mais caro e a maioria dos estabelecimentos não oferece esta opção.
O que me faz questionar esta medida é o fato da lei valer apenas para os supermercados. Ou seja, as farmácias, padarias, lojas e outros estabelecimentos podem continuar fazendo uso das sacolas. Sendo assim, elas não são eliminadas totalmente. Além disso, sem as sacolinhas, o consumo das caixas de papelão e dos sacos de lixo cresce absurdamente e, considerando que esses materiais geralmente não são reciclados, haverá aumento também no desmatamento e a produção de lixo plástico não diminuirá.
Outra consideração importante: os supermercados não diminuirão o valor dos produtos por conta da exclusão do valor das sacolinhas. Pelo contrário, os produtos tendem a subir cada vez mais e o consumidor fica com a responsabilidade total de se virar para levar suas compras para casa.
Não quero dizer, com tudo isso, que sou totalmente contra a lei. Eu sou contra a adoção de medidas que favoreçam apenas interesses políticos e que, de fato, contribuem muito pouco (ou em nada) com o que se diz ser o objetivo, neste caso, a preservação do meio ambiente.
Para que isso desse certo, o correto seria pensar em solução ecologicamente corretas. Sacolinhas biodegradáveis, embalagens recicladas, incentivar a coletiva seletiva (que aliás ainda é muito pequena aqui em São Paulo), entre outras.
Bom, mas o fato é que se realmente a lei entrar em vigor, nós, consumidores, teremos que encontrar nossas soluções.
Eu frequento um supermercado atacadista que nunca distribui sacolinhas. Tenho que levar minhas ecobags, que ficam direto no porta malas do meu carro. Para quem não costuma ir ao mercado de carro, o ideal seria deixar dentro da bolsa uma ou duas ecobags, pelo menos, para eventuais necessidades.
Há modelos lindos e leves e que, quando dobrados, ficam bem fácil de carregar em qualquer cantinho da bolsa. Vejam algumas opções:
Ecobag LelisBlanc |
Ecobags dupla face da Pano Chique |
Vejam essa ideia de como dobrar e já se dobrem as suas hoje e coloque na bolsa, para evitar ser surpreendido no mercado sem ter como levar seus produtos para casa.
Como dobrar ecobags |
Concordem ou não, a lei estará por aí em breve e deve se espalhar pelo país rapidamente. Comecem a encontrar suas soluções por aí.
Grande beijo!
Carol
Olá Carol, sou adepta das ecobags há muitos anos, tanto é que foi por elas que comprei uma maquininha de costura e comecei a confeccioná-las e doar pa familia, depois amigos, hj todos que me seguem não usam mais sacolas plásticas, nem no lixo de banheiro, onde aprendi a fazer um cone com jornal ou podemos despachar o papel higienico na privada. Bjus da sua mais recente seguidora.
ResponderExcluirBeth, adorei a ideia de confeccioná-las. Quero aprender! Me mostre as tuas! Essa do cone eu já vi, mas aqui em casa não temos jornal :( Aqui em SP onde moro jogar na privada nao dá certo. Entopi tudo! Pena! Obrigada pela vista! Volte sempre!
ExcluirOi Carol
ResponderExcluirTbe sou fã das ecobags e elas moram no porta malas do carro. É muito mais facil e pratico para carregar as compras
Muito legal seu blog
Bjks mil
www.blogdaclauo.com
Claudia, que bom que não sou a única! Obrigada pela visita. Volte sempre. Grande beijo!
Excluir