Como estão?
O ano nem bem começou e já estamos em meados de janeiro! Tanta coisa para fazer e organizar e tempo que só voa. Claro que conheço a máxima: o tempo é a gente que faz, mas mesmo assim, nem sempre consigo fazer meu tempo voar tanto como o relógio consegue (rsrsr)
Bom, mas todo início de ano encontro tempo para refletir e organizar meus planos e desejos. Esse ano não foi diferente!
Adoto três maneiras diferentes de organizar e visualizá-los diariamente. Sim, diariamente, pois se não for assim, eles caem no esquecimento e, algumas vezes, nem nos damos conta de quanta coisa importante deixamos de fazer durante as 365 oportunidades do ano.
Ideia - Plano - Ação |
1- Lista de objetivos do ano
No primeiro dia do ano, revejo meu planejamento do ano anterior e analiso o que consegui alcançar. O que não consegui, reflito sobre os porquês e, se ainda for algo que desejo ou preciso realizar, incluo no plano do novo ano.
Este ano elaborei a lista direto no Word, depois imprimi e colei no meu caderno (falarei dele adiante). Para facilitar a organização, separei os objetivos em Pessoais, Familiares e Blog (sim, tenho planos pro meu blog). Os meus objetos não seguem ordem de prioridade, todos têm igual importância para mim.
Quando abro meu caderno diariamente, já visualizo a lista e tenho a oportunidade de avaliar se estou fazendo algo para que meus planos saiam do papel. Isso é fundamental!
Outra coisa: não defina objetos que você sabe que não é possível conquistar no ano para evitar frustrar-se. Mas você pode listar degraus que te levem até esse objetivo maior. Por exemplo, se em 5 anos você pretende comprar um carro, nesse ano você pode incluir em sua lista economizar X para a compra dele.
2 - Roda da fortuna
Tenho minha religião, mas sou adepta de tudo que promove o bem de alguma forma. Conheci a roda da fortuna pelo espiritualista André Mantovanni e desde então (nem sei quando comecei) faço a minha todos os anos.
Minha roda da fortuna 2015 |
Neste vídeo ele fala um pouco sobre a função e ensina como fazer a sua.
No início eu fazia a minha com figuras, como ele mostra no vídeo. Há alguns anos tenho feito apenas com palavras e o resultado, para mim, é o mesmo. Tudo depende, na verdade, da sua fé e vontade de fazer acontecer.
No livro e no filme O segredo também aparece uma técnica parecida de visualização dos objetivos, planos e desejos. Acredita-se que, se você visualizar diariamente seus planos, você não os perderá de vista e ficará mais focado a alcançá-los com rapidez. As imagens têm um papel importante, nesse sentido, especialmente para as pessoas mais visuais (Já leram sobre inteligência visual?)
O que você inclui na Roda da fortuna pode ser material ou espiritual. Eu procuro balancear os dois, mas acabo colocando mais coisas espirituais e deixando os planos materiais para a lista dos objetivos (citada no item 1).
Como fazer a sua roda da fortuna
(para quem não assistiu ao vídeo)- Recorte de revistas/jornais ou desenhe imagens que representem seus planos para o ano. Por exemplo, se você deseja comprar uma casa, escolha uma imagem que represente a casa dos seus sonhos, com a maior parte dos detalhes possíveis.
- Se preferir, utilize palavras apenas (como eu fiz) ou misture imagens e palavras.
- Em uma cartolina (ou qualquer papel mais durinho) desenhe e recorte um círculo, grande o suficiente para caber todas as imagens.
- Cole as imagens e/ou palavras de maneira bem distribuída no círculo. Eu não sigo nenhum sentido, mas se preferir, você pode colar as figuras como os números num relógio e inserir no centro sua foto.
- Se quiser, complemente sua roda da fortuna escrevendo algumas palavras ou frases ou decorando como quiser.
- Coloque-a num local que você veja todos os dias. Eu sempre coloco na porta do guarda-roupa (aquela que abro todos os dias). Assim, cada vez que abro a porta, dou de cara com meus desejos!
3 - Caderno
Quando eu trabalha fora de casa (como professora) eu sempre utilizei agenda para anotar as rotinas, compromissos, etc. Depois que comecei a trabalhar em casa (para a editora), a agenda deixou de atender todas as minhas necessidades.
Precisava de um único local para anotar todos os meus compromissos, tarefas, missões, objetivos, etc. para facilitar minha vida. Optei por um caderno universitário de uma única matéria (por ser mais fino).
Caderno 2015 |
Nele, colo nas primeiras páginas minha lista de objetivos e o resumo das minhas previsões astrológicas(ano pessoal, signo, etc.). Depois, tenho um calendário mensal com espaço para anotar meus compromissos diários. Prefiro ter o mês inteiro em uma página só para facilitar a visualização. Mensalmente, faço um novo e colo no caderno.
Previsões astrológicas |
Planos 2015 |
Calendário Janeiro |
Também faço minhas listas de organização:
- Limpeza anual da casa: para cada mês do ano, determino um cômodo para fazer um faxinão, sem deixar de limpar nadinha (espelho de luz, rodapé, em cima de armários, parte interna dos armários, janelas, lustre, paredes, cortinas, tapetes, etc.)
Lista de limpeza anual |
- Tarefas do mês: tudo aquilo que preciso resolver naquele mês, como: agendar consultas, comprar presentes de aniversário, vacinas das crianças, etc.
Tarefas de Janeiro |
- Momentos felizes: acho importante ter um espaço para registrar tudo de bom que aconteceu no mês. Quantas coisas felizes nos passam desapercebido? Falo de coisas simples mesmo: um jantar com amigos, uma conversa ao telefone com uma pessoa querida, um abraço forte num momento difícil, uma tarde de risadas com a família.
- Economias: sempre que sobra um dinheirinho eu deposito na poupança e controlo nesta lista. Aqui também cabe a tabela do desafio das 52 semanas, sobre o qual já falei aqui no blog neste post aqui.
- Wish list: é uma lista de desejos, de coisas que não são essenciais, mas que se um dia sobrar um dinheiro eu quero comprar. Geralmente, minha lista têm mais livros que outras coisas.
- Ideias de post: vou anotando tudo que pretendo escrever aqui no blog.
Muitas outras coisas podem (e serão) adicionadas a esse caderno, como: lista de compras de mercado, rotina de limpeza mensal, ideais interessantes que vou lendo, lista de telefones úteis, etc.
Você pode montar o seu de acordo com suas necessidades e, se preferir utilizar a agenda, também dá certo.
De tudo isso, o mais importante é iniciar o ano com o que quer bem definido. Não importa que método você irá utilizar para essa organização. Quem não sabe onde quer chegar, não chega a lugar algum.
Espero que as minhas ideias possam ajudar-lhes de alguma forma na organizAÇÃO deste ano e quem tiver dicas ou outras ideias de como organizar esses planos, compartilhe comigo aqui nos comentários. Ficarei muito feliz! :)
Grande beijo!
Carol
Nenhum comentário:
Postar um comentário