Olá, amigas e amigos organizados!
Como estão?
O assunto de hoje é extremamente importante. Muita gente compra produtos de limpeza caseiros, aqueles que são vendidos de porta em porta, produzidos sem o acompanhamento de um químico e que não têm autorização do Ministério da Saúde. Este tipo de produto é realmente mais barato que os comprados em mercados, porém podem trazer danos a sua saúde e aos locais em que serão aplicados.
Como não sou química, busquei informações com a querida professora e amiga Milva Tonelli.
Confiram as dicas e vejam porque o barato pode sair caro.
Produtos de limpeza clandestinos |
"Um dos maiores problemas quanto ao uso dos produtos de limpeza adquiridos de forma clandestina é o desconhecimento sobre o conteúdo das substâncias químicas na sua composição. Esses produtos, fabricados fora dos padrões, podem causar danos à saúde, tais como queimaduras, alergias, problemas respiratórios, irritações e graves intoxicações. Além disso os corantes adicionados tem cores vivas e fortes e o acondicionamento feito de forma inadequada em garrafas de refrigerantes torna-se em um grande atrativo para as crianças.Os produtos comercializados legalmente apresentam informações sobre a composição química, registro no ministério da saúde e telefone de centros de topologia.Os produtos piratas, além dos problemas já relacionados, nem sempre são eficientes, pois podem não apresentar em sua composição quantidades adequadas para desinfecção, como é o caso da água sanitária." (grifos meus)
Esse tipo de produto pode (e deve) ser denunciado à ANVISA por meio de um desses canais:
No site da ANVISA: www.anvisa.gov.br/ouvidoria
Por email: saneantes@anvisa.gov.br ou inspecao@anvisa.gov.br
E vocês, utilizam esse tipo de produto? Sabiam de todos esses riscos? Postem nos comentários!
Grande beijo!
Carol
Adorei o post.
ResponderExcluirMuita gente não tem consciência disso :/
Blog da Fran Bazan
Sorteio - 10 Películas de Unha
Sorteio - Colônia Lavanda Classic
Beijinhos ;*
Fran, que bom que gostou! Minha ideia foi essa mesmo, alertar!
ExcluirObrigada pela visita. Volte sempre! Grande beijo!
acho que comprei uma vez só...e uma vez li sobre isso, se tivermos algum problema de intoxicação ou alergia, queimaduras, etc...não temos como recorrer com segurança pq não saberemos a real origem de tal, o que não acontece com os comprados no comércio que sempre tem o contato e informações a respeito do produto; sei que muita gente sobrevive ou tira ganhos extras com esses produtos, mas eles também correm risco, afinal armazenam e manipulam de forma inadequada os químicos. Não sou contra as pessoas usarem métodos caseiros, mas deveria haver especializações/cursos como em qualquer produção de produtos.
ResponderExcluirIsso mesmo, Jane. Bem lembrado! Quem fabrica esses produtos também corre muitos riscos! Obrigada pela visita. Volte sempre! Grande beijo!
ExcluirNunca comprei, por incrível que pareça, mas nem por esses riscos. Eu nem pensei nisso. Mas porque eu acho que não vai limpar e desinfetar como eu quero...
ResponderExcluirRealmente, na maioria das vezes não têm os efeitos desejados mesmo. Obrigada pela visita, amiga! Volte sempre! Grande beijo!
ExcluirFazendo uma visitinha e aproveitando para me inscrever.
ResponderExcluirSucesso e beijocas,
http://meuuniversoblog.blogspot.com.br/
Obrigada pela visitinha, Mariiana! Volte sempre! Grande beijo!
Excluir